Depois de muito planejamento, chegou a hora de instalar o telhado. Essa provavelmente é uma das etapas mais importantes da obra, afinal de contas, é essa cobertura que irá oferecer proteção para toda a estrutura.
Se feita de forma incorreta, pode comprometer toda a integridade da construção, gerando vários problemas no futuro. Desde a falta de escoamento adequado, até o entupimento das calhas.
Por isso, nós separamos quatro dicas para esse momento tão importante.
Essa é uma dica básica, mas que é sempre bom lembrar. Todo fabricante tem recomendações próprias para o uso de produtos. No caso das telhas, por exemplo, as marcas indicam desde a inclinação recomendada, até quantas peças podem ser empilhadas.
Esses são detalhes que fazem toda a diferença para o resultado final, e até mesmo para evitar desperdícios durante a obra.
Mais um dos cuidados na hora de instalar o telhado é em relação à montagem. Além de seguir as orientações do fabricante, é importante se atentar a alguns procedimentos que são padrão para todas as obras.
A instalação deve sempre ser feita da direita para a esquerda e de baixo para cima. Além disso, evite ficar andando diretamente sobre o material. Utilize uma ripa de madeira para se locomover.
Essa é uma dica fundamental para garantir a segurança na hora da instalação. Sempre fique de olho nas condições climáticas.
A qualquer sinal de chuva ou ventos fortes, suspenda a instalação até que o tempo firme.
Por último, mas não menos importante, sempre siga a planta elaboradora por um profissional capacitado. Ela será o guia de todo o processo, indicando todas as especificações que precisam ser seguidas, e garantindo o resultado esperado.
Não deixe de acompanhar o blog da Galeria das Telhas e fique sempre por dentro de dicas para a sua obra.